top of page

Submissão de trabalhos científicos.


Instruções para envio de Resumos 


​

Os resumos deverão ser enviados até a data limite de 20/09/2017,

 

Para o e-mail: tick.borne@ioc.fiocruz.br

​

Não serão considerados resumos enviados após esta data.

​

Você será notificado por e-mail sobre o recebimento do trabalho e  do aceite até 30/09/2017.

​

Os resumos devem conter no máximo 2000 caracteres, incluindo espaços. O título do trabalho deve ser em letras maiúsculas e negrito. 
O autor principal deverá acrescentar seu e-mail ao final do texto. Os autores do trabalho devem fazer a identificação completa da Instituição a que pertencem. O texto deverá ser estruturado contendo os seguintes tópicos: introdução, objetivos, Material e métodos, resultados mais relevantes e conclusões.

​

Exemplo de trabalho:

​

OS PEQUENOS MAMÍFEROS DO PARQUE ECOLÓGICO HERMÓGENES DE FREITAS LEITÃO FILHO-CAMPINAS-S.P E O SEU PAPEL NA CADEIA EPIDEMIOLÓGICA DA FEBRE MACULOSA BRASILEIRA.

 

S.S.A.L.Souza 1, C.E. Souza 2

​

1-Superintendência de Controle de Endemias- SR05-Campinas 2-Laboratório de Carrapatos-Superintêndencia de Controle de Endemias-SR05.

 

E-mail: sr05@sucen.sp.gov.br

 

A febre maculosa é mundialmente conhecida como um problema emergente de saúde pública. Na região de Campinas ela é endêmica quando a partir de 1985, observa-se a ascensão da doença. No município de Campinas um aspecto que vem chamando a atenção é a transmissão da febre maculosa em áreas urbanas e periurbanas, principalmente áreas utilizadas para lazer da população, como os parques públicos. No ano de 2001 ocorreu um caso da doença no Parque Hermógenes, em um funcionário que trabalhava na manutenção do parque.Com o objetivo de conhecer o papel de pequenos mamíferos, em relação a abundância de carrapatos, este trabalho foi desenvolvido no período de dez/06 a nov/07. Foram instaladas mensalmente 100 armadilhas de grade (40 no chão, 40 no sub-bosque e 20 no dossel), ao longo de um transecto ao redor do açude do parque, num perímetro de 1750 metros. As armadilhas foram iscadas em dois dias subsequentes na semana. Foram realizadas 196 capturas/recapturas de Didelphis albiventris, 38 de Rattus rattus e 11 de Myocastor coypus. Todos esses animais foram vistoriados e os ectoparasitas coletados com pinça de ponta fina e acondicionados em frasco com álcool 70%. Das 196 análises de D. albiventris, foram encontrados 527 com carrapatos (448 larvas de Amblyomma sp, 78 ninfas de Amblyomma sp, e 01 adulto de Amblyomma cajennense), em 81 D. albiventris infestados (41,00% de prevalência total), com intensidade média de 6,50 e abundancia média de 2,68. Os Rattus rattus apresentaram prevalência de 8% (n=38), intensidade média de 1,0 e abundancia média de 7,8 (3 larvas de Amblyomma sp), enquanto o Myocastor coypus apresentou prevalência de 100% (n=11), com abundancia ( 347 larvas de Amblyomma sp.,206 ninfas de Amblyomma sp e 3 adultos de A. cajennense) e intensidade média de 50,5 para ambos os índices. Das espécies coletadas, o ratão do banhado apresentou os índices parasitários mais elevados sendo sem dúvida um hospedeiro importante na epidemiologia da febre maculosa no parque, contribuindo como fonte de alimentação e dispersão do estágios imaturos do carrapato.

​

​

Orientação para elaboração de pôster

​

Dimensões

​

Os pôsters deverão medir 0,90 m de largura por 1,10 m de altura.

 

Conteúdo

​

Deverão incluir os seguintes itens: título, nome do autor e co- autores e respectivas instituições, localidade, introdução, objetivos, material e métodos, resultados e conclusões e, quando for o caso, a(s) fonte(s) de financiamento do trabalho. O texto poderá conter gráficos, desenhos e ilustrações.

 

Aparência

​

Não use informações em demasia na sua apresentação. Enfatize tendências e comparações, por meio de gráficos e diagramas simplificados. Redija um texto simples e claro. Evite abreviações e siglas. Evite também o excesso de números, bem como palavras ou gráficos complicados. O uso apropriado de cores na construção e montagem de gráficos, diagramas e textos melhoram a aparência e facilitam a leitura.

 

Fontes

​

A fonte deverá permitir a leitura a uma distância de 1 (um) metro. Evite fontes com corpo fino. Use maiúscula em negrito para títulos, subtítulos e cabeçalhos. No corpo do pôster, empregue maiúsculas e minúsculas. As letras do título do trabalho deverão ter, no mínimo, 4 cm de altura e estar posicionadas na parte superior do painel.

​

​

​

Orientação para apresentação de pôster

​

Durante os horários estipulados na programação  os autores deverão permanecer próximo ao pôster para apresentação dos trabalho para os participantes e avaliadores.

​

Serão selecionados os melhores trabalhos nas seguintes categorias:

​

Categoria – Biologia e ecologia de Vetores – Prêmio Nicolau Maués Serra-Freire.

Categoria – Vigilância Epidemiológica e Assistência Médica – Prêmio Luiz Jacintho da Silva.

​

Um trabalho de cada categoria receberá menção honrosa.

bottom of page